quinta-feira, 15 de agosto de 2013

11º Encontro PNAIC


11º ENCONTRO PNAIC
 DATA: 15 /08/2013               

                                                UNIDADE 5
AÇÃO
        - Acolhida;
        - Síntese do Encontro Anterior;
   - Leitura deleite:
   - Blog: pnaicdelta.blogspot.com

-Apresentação da Unidade 5 através de Slides
-Introdução da importância do uso de diferentes gêneros em sala de aula.
-Dinâmica para divisão de grupos:
Entregar a cada professor alfabetizador trecho de uma parlenda. Os mesmos irão montar o textinho fatiado e localizar seu grupo de estudo.
         Grupo 1 - Hoje é domingo...
         Grupo 2 - Em cima do piano...
         Grupo 3 – Rei Capitão...

- Fazer leitura compartilhada da seção “Iniciando a Conversa”  Ano 1 e  Ano 2 e explanação geral do caderno.

Responder as questões e sintetizar em um cartaz para socializar no grande grupo;
          Grupo 1- Por que é importante a escola trabalhar com gêneros textuais?
         Grupo 2- Você acha possível trabalhar a leitura e a produção de diversos textos em turmas de alunos ainda não alfabéticos? Como isso poderia acontecer?
          Grupo 3- Por que, apesar de usarmos textos diversos em sala de aula, numa perspectiva do letramento, não conseguimos alfabetizar  todos os alunos?       
 
Manter o grupo e planejar uma aula sobre o gênero textual apresentado e contemplá-lo aos eixos de Língua Portuguesa . Especificar os dois eixos: Oralidade e Escrita.
          Grupo 1- 1º ano – Rótulos
          Grupo 2- 2º ano – Bilhetes
          Grupo 3- 3º ano – Jornal
          Apresentar em plenária

Tarefa casa / escola:
Ler os textos citados abaixo e apresentá-los no próximo encontro sintetizando-os em cartazes.
          1º ano: Relatando experiências: a diversidade textual em sala de aula.
          2º ano: Os gêneros textuais na sala de aula e a apropriação de conhecimentos.
          3º ano: Os diferentes gêneros e sua relação com as áreas de conhecimentos: ampliando as possibilidades.

                        






















Nenhum comentário:

Postar um comentário