quinta-feira, 1 de maio de 2014

Abertura PNAIC / Etapa 2014

A retomada das ações pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic/2014) aconteceu nesta quinta-feira 24/04/14 na Quadra Poliesportiva "Olegário dos Santos", anexo a Escola Municipal Ana de Castro Cançado. Estiveram presentes neste evento a Secretária Municipal Adriana Souza Silva e Silva, o Secretário da Saúde Luiz Humberto Zanuto Júnior representando a Exma Prefeita Lauzita Resende da Costa, que desejou uma excelente Formação aos Professores, Diretores Escolares, Coordenadora do PNAIC, Poliani, Orientadora de Estudos, Professores Cursistas e os demais.
Tivemos como apresentação cultural uma belíssima encenação da música Tempos Modernos (Jota Quest) enriquecida pela declamação da poesia "Educar" de Rubem Alves e também um teatro envolvente e dinâmico: O Ladrão da Alegria. Ambas apresentações realizadas pelos professores municipais. Quanto talento!
Posteriormente foi feita uma explanação dos trabalhos que serão realizados neste ano pela Orientadora de Estudos - Simone Helena Martins Souza Crosara.
A palestra: O uso do material concreto na Alfabetização Matemática foi ministrada pela Profª Sônia Félix (UFTM).
Os professores alfabetizadores cantaram uma Paródia da música: Asa Branca que enfatiza a satisfação de fazer parte do programa.
O encontro favoreceu para uma reflexão sobre como deverá ser a nossa caminhada nesta etapa e o papel dos professores, agentes que vão assegurar que a criança esteja alfabetizada até os 08 anos de idade, que sejam capazes de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações e propósitos, compreendendo o sistema alfabético de escrita e também as noções básicas da matemática.


A formação é continuada e a mudança é possível, pois "ninguém nasce educador (...) a gente faz educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática" (FREIRE, 1991, p. 58), como bem enfatiza Paulo Freire. Ainda, segundo o autor, (...) na formação permanente dos professores, o momento fundamental é o da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de (...) ontem que se pode melhorar a próxima prática. (FREIRE, 1996, p. 39). Logo, "ensinar exige reflexão crítica sobre a prática" (FREIRE, 1996).





































































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