Após o lançamento do PACTO Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa iniciou-se a Formação dos Professores
Alfabetizadores.
O primeiro encontro aconteceu no dia
dezoito de abril de dois mil e treze nas dependências da Escola M. Olavo de
Oliveira Ferreira com início às 17 horas e 30 minutos e término às 21 horas e
30 minutos.
Para a acolhida dos professores foi
apresentado um Vídeo Motivacional que levou a uma discussão da missão de ser
professor. Posteriormente foi colocado pela Orientadora de Estudo; Simone
Helena Martins Souza Crosara as ações, os conteúdos e as avaliações propostas
pelo Programa. Em seguida aconteceu a explanação do Caderno de Formação e
princípios gerais da Formação Continuada.
Após, houve a dinâmica para
apresentação dos Professores Alfabetizadores e preenchimento da lista com os
dados pessoais de cada cursista.
Apresentou-se o contrato de convivência
para leitura, questionamentos e discussão.
Chegada a hora do lanche,
interrompemos as atividades por alguns minutos para recarregar as energias e
reiniciamos com um momento mágico; leitura deleite, com o texto para reflexão:
Eco da Vida. Esse foi o momento propício para falar sobre a importância dessa
estratégia em sala de aula na exploração e apreciação dos diversos portadores de textos.
Com a realização da Dinâmica
Constituição Profissional os professores se emocionaram com a proposta de
resgate da memória; Colocaram os pontos negativos e positivos nesse processo de
escolaridade e fizeram uma grande e
emocionante viagem ao passado.
Lançou-se assim a tarefa de casa/escola
para o preenchimento da ficha: Perfil do Grupo: Instrumento de acompanhamento
da turma e Leitura para estudo dos textos: Alfabetização e Letramento na sala
de aula (1º ano), Alfabetização e Letramento na infância (2º ano), Ensino
Fundamental de nove anos ( 3º ano).
Após o tira dúvidas foi distribuído aos
professores à avaliação sobre a aprendizagem do dia, que através de relatos
atingiu as expectativas do grupo. Dessa forma conclui-se o 1º Encontro de
Formação do PNAIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário